terça-feira, 15 de julho de 2008

Op-Art e Pop-Art



A Arte dos Grandes Centros Industrializados
Na metade do século XX, as grandes civilizações, já reestruturadas e em vertiginoso aumento populacional, bem como crescente capacidade industrial, percebe-se o enorme consumo de produtos e artigos. É nesse contexto que surgem e ganham força dois modos de expressão artística.
• A Op-art: O nome deriva do inglês que significa “arte óptica”. Suas representações constituem-se de diferentes figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas, que combinadas dão sensação de movimento ao espectador, além de que, se vista sob um novo prisma, altera-se sua interpretação. A intenção do movimento era simbolizar as constantes mudanças da realidade encaradas pelos seres humanos. Principais representantes: Vasarely e Alexander Calder.
• A Pop-art: esse movimento, cujo nome em inglês significa “arte popular”, iniciou-se nos Estados Unidos, na década de 60. Seus artistas inspiravam-se no cotidiano das cidades norte-americanas, e desejavam romper com barreiras entre a arte e a rotina. “Os recursos expressivos da art pop são semelhantes aos dos meios de comunicação de massa, como o cinema, a publicidade e a tevê” (GRAÇA, 2005, p.170). Seus principais temas são os dirigidos à população urbana: produtos, utensílios e inclusive imagens de astros de Hollywood. Seu artista mais significativo foi Andy Warhol, que fez uma composição colorida de fotos da artista Marilyn Monroe.

4 comentários:

Unknown disse...

O que eu quero saber ninguem me responde.. QUAL A DIFERENÇA ENTRE OP-ART E POP-ART ? por favoor.. me respondaam..
é URGENTEEEE ! pleasee..

beijoooos =*

Brigadiiin.. eu sei que não vão me respondeer mesmoo.. maas já to com tédiio de tanto procuraaar.. aí resolvi fazer esse coment..

-divulgaria esse site pra todo muundo no orkut e msn se alguem conseguisse respondeer a minhaa pergunta..thanks*

Unknown disse...

ooooolááá emilhoo !!!

Unknown disse...

RONAAAALDOO ;)

Unknown disse...

Valew