segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pré-História


História da Arte – Graça Proença – Ed.Ática – 16ª edição - 2005
O ser humano sempre produziu objetos para facilitar suas tarefas do dia-a-dia, e instrumentos como extensão de seus órgãos, como ferramentas, suporte de alimentos ou água. Porém, paralelamente produzia também coisas cuja utilidade não era evidente. Várias questões foram levantadas a esse respeito, e algumas das respostas seriam a de que essa produção seria para expressar sentimentos, suas visões de mundo, suas crenças, de forma a espelhar a cultura onde seus produtores estavam inseridos.
A Pré-História está dividida em três períodos: Paleolítico Inferior, Paleolítico Inferior (primeiras manifestações artísticas) e Neolítico.
A Arte no Paleolítico Superior
Possuíam como características o naturalismo. O artista pintava apenas o que via, a natureza, os animais e os seres. Eram simples: traços feitos em paredes com argilas, “mãos em negativo”, somente depois começando a desenhar e pintar os animais.
A Arte no Neolítico
A população no período chamado também de Pedra Polida tornou-se estável, deixando de ser nômade. Com isso houve um aumento tecnológico, o início da agricultura e da domesticação dos animais. A arte então passa a ser descritiva, narrava as cenas cotidianas, abandonando o estilo naturalista e adotando um estilo mais simplificador. As cenas passaram a ter uma noção de movimento, criadas por pinturas leves, ágeis, pequenas e de pouca cor. É a primeira grande revolução na Arte, pois os artistas começavam a se preocupar não somente com a utilidade dos objetos, mas também com sua beleza. E dos desenhos que criavam oriunda a escrita pictográfica, representando seres e idéias.

Nenhum comentário: