segunda-feira, 14 de julho de 2008

Um

Epígrafe
“E que a arte nos aponte uma resposta,
Mesmo que ela não saiba.
E que ninguém a tente complicar,
Pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer “.

Oswaldo Montenegro

1. Tema da Pesquisa
A Arte na Comunicação de Massa

Introdução
Arte. Segundo o MiniDicionário Aurélio, 2ª Edição, página 44: sf 1. Capacidade que tem o homem de, dominando a matéria, pôr em prática uma idéia. 2. V. artes plásticas. 3. Os preceitos necessários à execução de qualquer arte. 4. Habilidade; engenho. 5. Ofício (em especial, nas artes manuais.) 6. Maneira, modo. 7. Bras. Travessura.artes plásticas. As que se manifestam por meios de elementos visuais e táteis, reproduzindo formas da natureza ou realizando formas imaginárias; belas-artes, arte. Compreendem o desenho, a pintura, a gravura, a escultura.
Seria terrivelmente simples se a classificação de arte pudesse ser baseada na definição de um dicionário. Classificaria os objetos segundo esses critérios e pouca margem daria às acirradas discussões sobre o que é arte, e suas escassas conclusões.
Tentarei tratar aqui de uma discussão ainda mais pertinente e complicada, que seria a do papel da arte na comunicação massiva, ou na mídia (termo mais utilizado atualmente). Começarei então com uma breve introdução à História da Arte, margeando a linha histórica das grandes revoluções artísticas, intelectuais e tecnológicas, como o Renascimento (ressaltando o advento da impressão e da tipografia), o Iluminismo, a Revolução Industrial (consolidação da burguesia e o nascimento da chamada comunicação de massa), tratando também de discussões sobre ideologia e classes dominantes (Karl Marx e pensadores da Escola de Frankfurt), até visualizar a situação atual da arte na mídia e em seu produto mais notório: a televisão.
Tentarei compreender e explicitar os motivos da ausência ou não de produtos ditos artísticos na programação televisiva. Se seria por jugo das classes dominantes (e quais os motivos), por desprestígio por parte da maioria da população (e por quais razões), se por ambos ou até por um motivo por nós ainda não identificado em nossa pesquisa.

Nenhum comentário: